O vídeo acima mostra o taxi e a decolagem do Boeing 727-200F PR-IOD da Rio Linhas Aéreas em 22/01/2011. A sinfonia do trio de motores JT8D enquanto o 727 taxia e decola da pista 10 é digna de aplausos. O vídeo está disponível em alta definição para ser assistido no Youtube.
A madrugada de sábado para domingo (30/01) marca o fim de 25 meses de operação da Delta Air Lines em MAO. Um de seus Boeing 737-700 está neste momento iniciando o derradeiro vôo DL521, procedente do Hartsfield International Airport e com chegada prevista a Manaus às 0014LT.

A Delta Air Lines iniciou em 2008 uma política de descentralização de seus destinos no país; na rodada de negociações do acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos ocorrida em julho de 2008 a DL solicitou frequências diárias para Manaus e a intenção era utilizar o Boeing 757-200. A solicitação foi aprovada mas logo de cara ocorreu downgrade de equipamento para o 737-700, aeronave que há pouco tempo passar a operar na DL e que oferece monitores individuais e tomadas para notebook. A numeração ficou como DL557/558.



Semanas antes do voo inaugural, ocorrido em 20/12/2008, a DL anuncia que os vôos passariam a ser realizados 6x/semana. Todavia desde o princípio a Delta cometeu equívocos na maneira de promover e conduzir a nova rota, sendo que tais equívocos não eram exclusividade da rota de Manaus: a empresa iniciou voos triangulares para Recife e Fortaleza e as três cidades sofreram com a péssima divulgação e com o fato de o público consumidor não compreender que Atlanta é apenas um hub para outros destinos turísticos dos EUA.

As ocupações do voo ATL-MAO-ATL estiveram sempre a desejar, uma vez que a Delta não fazia um bom marketing de seu produto e principalmente pelo alto custo de seu serviço. Com uma extensa malha dentro dos EUA, a DL não via sentido em reduzir seus preços para concorrer com empresas menores numa base pequena e nova. A consequência foi clara: enquanto a DL mantinha ocupações entre 50-60%, a TAM operava diariamente com 75% de ocupação na rota MAO-MIA e com os porões do Boeing 767-300 cheios de carga e a Copa Airlines chegava a 80% de assentos ocupados nos Embraer 190, contando com a vantagem de possuir um bom hub para a América Central, do Norte e Caribe e com a simpatia da maioria das agências de viagens.

A Delta reduziu o DL557/558 para três frequências semanais, operadas uma no meio da semana (quartas) e outra nos sábados e domingos. Nos meses de férias a ocupação chegou a manter-se acima de 80%, mas a baixa temporada não foi suficiente para sustentar o vôo. A última tentativa foi a mudança de horário: inicialmente o DL557 partia de ATL por volta das 17:50 hora Manaus e chegava por volta da meia noite, sendo que o retorno era imediato por volta da 0130LT. A Delta passou a operar o voo em caráter red-eye em ambas as pernas: saía de Atlanta em torno das 23:00 hora Manaus, chegando às 5 da manhã. O 737 passava o dia no aeroporto até o retorno aos EUA às 2345LT. Apesar da mudança, implantada no final de 2009/início de 2010, as ocupações não melhoraram o esperado.

A perna ATL-MAO voltou a ser operada no final da tarde em Atlanta e o número do voo mudou de 557 para 521. Em agosto de 2010 a Delta anuncia que encerrará os voos para Fortaleza (resumidos a uma frequencia semanal com o 757-200) e Manaus. Tais frequencias serão realocadas para o voo Atlanta-Brasília, operado com Boeing 757-200 e que vem apresentando bom desempenho.
Varig
McDonnell Douglas MD-11 PP-VQF
Foto por Ulrich F. Hoppe (23/03/2005)



Trazemos hoje uma foto diferente, em um dia há quase seis anos em que o PP-VQF executou uma aproximação incomum para a pista 10, a qual exigiu sobrevôo do Terminal 1. Podem ser vistos um ATR, os dois 737-200 da Vasp que até hoje encontram-se parados e claro, um MD-11 na ponte C. O VQF fazia o RG 2200 GRU-MAO.
Um dos momentos mais marcantes de emocionantes quando uma empresa inicia operações em determinada cidade é a saudação com canhões d'água; na última parte da cobertura fotográfica do primeiro vôo da LH Cargo trazemos registros de nosso colaborador Márcio Souto do exato momento em que o MD-11 foi saudado pelos caminhões da Seção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros. Além disso trazemos um vídeo de autoria de Rodrigo Seixas que mostra outro ângulo deste marcante momento.









Neste domingo trazemos mais alguns registros fotográficos do vôo inaugural da Lufthansa Cargo em Manaus. O próximo pouso está previsto para a madrugada de terça às 03:25 hora local.





Caros amigos, a Lufthansa Cargo iniciou hoje suas operações em Manaus cumprindo o vôo DLH 8261 procedente de VCP. Serão dois vôos semanais com o MD-11F, às terças e sábados. A rota de ida será FRA-DKR-VCP-MAO, e na volta MAO-UIO-BOG-CUR-FRA. O vôo inicial foi realizado pelo MD-11 de matrícula D-ALCM, que tocou o solo amazonense por volta das 1130LT. Como é de praxe nos vôos inaugurais de qualquer empresa, o MD-11 foi recebido com saudação de jatos d'água dos caminhôes do Corpo de Bombeiros.

A equipe do MSTeam esteve presente e claro, traz em primeira mãos os primeiros registros da gigante alemã Lufthansa em solo baré. O D-ALCM decolou rumo a Quito por volta das 1310LT.




VarigLog
McDonnell Douglas DC-10-30F PP-VMU
Foto por Fábio Duarte


Definitivamente, trocar essas GE CF6 do DC-10 não é um trabalho fácil!

Condor
Boeing 767-330ER D-ABUE
Foto por Fábio Duarte


O comandante estava com calor ou precisou checar alguma coisa?
Varig Cargo
Boeing 727-30C PP-VLV
Foto por Ulrich F. Hoppe (@MAO, 27/07/1997)


No segundo post do domingo trazemos um registro de mais de uma década do PP-VLV estacionado no box 20 do AIEG. O detalhe interessante é a carga do avião: um automóvel da segunda geração do Ford Escort!

O PP-VLV (CN 19009/374) foi encomendado originalmente pela Lufthansa e fez seu primeiro voo em 20/02/1967. Em 18 de março de 2002, quando utilizava o novo esquema de cores da Varig Cargo, sofreu perda total num acidente ocorrido no pouso em Confins; às 22:18h local, o VLV procedia para pouso cumprindo o voo 9051 (SSA-CNF) e segundos após o toque na pista o trem de pouso principal esquerdo sofreu colapso e colidiu na sequência com o motor #1. A aeronave ficou apoiada na asa esquerda, girou em 180 graus sobre seu eixo e saiu da pista. Os danos foram extensos e o VLV foi considerado como totalmente perdido.
Varig
Boeing 767-31AER PR-VAE
Foto por Minoru Shiraiwa (@MAO, junho 2008)


Neste registro fotográfico de quase três anos atrás, o PR-VAE taxia rumo ao box ao final do clássico RG 2204, GIG-BSB-MAO. O 2204/2205 foi encerrado em agosto de 2008 quando era operado pelo Boeing 737-300.
O Manaus Spotting Team Files, blog satélite do MSTeam e dedicado aos artigos e matérias mais extensos, volta a ativa com uma interessante matéria sobre os Boeing 707 que encerraram sua vida operacional no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Praticamente todas as empresas aéreas brasileiras que utilizaram o 707 acabaram desativando e destruindo uma aeronave do modelo no AIEG.

Para ler o artigo basta clicar aqui.
12/01/2011 - 16h49
Solenidade marca ativação do 1°/4° GAV em Manaus

Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, foi realizada no dia 15 de outubro a solenidade de ativação do 1°/4° GAV, Esquadrão Pacau, na Base Aérea de Manaus (AM). A unidade agora é responsável pela defesa aérea na região Norte do país e agora está equipada com seis caças F-5EM.

O comandante do Esquadrão, Tenente Coronel Fernando Mauro, apresentou o efetivo de 70 militares que receberam treinamento para operarem o novo vetor. Até o dia 3 de dezembro, a unidade estava baseada em Natal (RN) e voava com os jatos AT-26 Xavante, que foram retiradas do serviço operacional na Força Aérea Brasileira.

Saiba mais sobre a despedida do AT-26 Xavante da aviação de caça.

De acordo com o Major Brigadeiro Antonio Carlos Bermudez, comandante da aviação de caça da FAB, a transferência do 1°/4° GAV e a sua dotação com novas aeronaves faz parte das ações do Comando da Aeronáutica em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa. "A Estratégia Nacional de Defesa em suas diretrizes contempla a necessidade do aumento do poder disssuasório e da capacidade de vigilância nessa região", afirmou.

Ao final da solenidade, ocorreu o primeiro acionamento de um caça F-5EM para uma missão de interceptação. As aeronaves permanecem agora em alerta permanente na Base Aérea de Manaus.

Saiba mais sobre a chegada do 1°/4° GAV em Manaus.

Fonte: Agência Força Aérea
Força Aérea Brasileira
Boeing KC-137 (707-345C) 2401
Foto por Ulrich F. Hoppe (11/01/2011)


Registrado por nosso colega alemão Ulrich F. Hoppe, o clássico 2401 (o conhecido "Sucatão) deu as caras no AIEG nesta terça. Debaixo do par de asas e dos quatro motores Pratt & Whitney JT3D encontram-se quatro décadas de história de nossa aviação; a aeronave foi repassada à FAB em meados dos anos 80 após ser comprado da Varig, onde voou como PP-VJY. Em 2008 o 2401 permaneceu um bom período inoperante na Base Aérea do Galeão, mas logo voltou a ganhar os céus brasileiros.

A vida operacional do KC-137, principal reabastecedor da FAB junto do C-130 Hercules, logo chegará ao fim e isso causa um novo dilema à Força Aérea: da mesma forma em que o país precisa adquirir um novo caça de supremacia aérea (o projeto FX-2 no qual disputam o Rafale, Gripen e F-18) será igualmente necessário um novo reabastecedor. Somente os próximos anos dirão se o Boeing KC-767 ou o Airbus A330 MRTT terão ou não a honra de tomar o lugar ocupado pelos FAB 2401, 2402 e 2404.
Andes Lineas Aereas
McDonnell Douglas MD-83 LV-BTH
Foto por Ulrich F. Hoppe 07/01/2011
Austrian Airlines
Airbus A319-112 OE-LDA "Sofia"
Foto por Frederico Cavalcante


Trazemos hoje registro do Airbus A319 da Austrian Airlines que ficou em MAO entre terça e sexta-feira. O avião procedia do Peru e decolou no fim da tarde de hoje rumo à Viena via Ilha do Sal.
Como é de praxe, o mês de janeiro marca o início das operações charter em Manaus. Nesta quarta-feira, mesmo com a forte chuva, a Miami Air International enviou três Boeing 737-800 cumprindo fretamentos para os EUA:

05/01/2010.
Chegada Partida
1ºVoo: LL 645, as 08:00hs LT 1º Voo: LL 646, as 10:00HS LT. Desembarca - 167 Paxs. Embarca - 166 Paxs.

2º Voo: LL 662, as 17:49hs LT 2º Voo: LL 663, as 19:40hs LT.Desembarca - 81 Paxs Embarca - 61 Paxs.

3º Voo: LL 647, as 18:10hs LT 3º Voo: LL 648,as 20:10hs LT. Desembarca - 172 Paxs Embarca - 98 Paxs
Copa Airlines
Boeing 737-71Q HP-1370CMP
Foto por Frederico Cavalcante


A Copa Airlines prepara em 2011 importantes mudanças em seus serviços para o Brasil. Tais alterações contemplam abertura de uma nova base (POA), upgrade de equipamento e frequências semanais.

Manaus soferá substanciais mudanças nos serviços da companhia aérea panamenha. Em junho, próximo ao 5o. aniversário das operações PTY-MAO-PTY, a Copa mudará horário e aeronave nos vôos CM140/141. As quatro frequências semanais serão mantidas, mas o Embraer 190 sairá de cena em favor do Boeing 737-700, cuja configuração é de 12 assentos na classe executiva e 112 na classe econômica. Isso significará uma oferta adicional de 240 assentos semanais na rota PTY-MAO-PTY, uma vez que os Embraer 190 estão configurados com 10 lugares na executiva e 84 na econômica.

PTY-MAO-PTY

Até 14JUN11

CM141 PTY1132 – 1617MAO E90 2_45__D
CM140 MAO1714 – 1952PTY E90 2__45_D

A partir de 16JUN11

CM141 PTY1538 – 2023MAO 73G 2_4_6_D
CM140 MAO0712 – 0950PTY 73G 23_5_S_

Austrian Airlines
Airbus A319-112 OE-LDE
Foto por Matthias Bindseil


Segundo informação do Fórum Contato Radar, está prevista para esta semana programação charter da Austrian Airlines:

Horarios em UTC.


OS9602 AQP 1700 - 2235 MAO - opera A319 04/01/2011

OS9602 MAO 1705 - 0205 + 1 SID - VIE opera A319 07/01/2011

AQP=Arequipa, Peru
SID=Ilha do Sal, Cabo Verde
VIE=Viena, Áustria