O vídeo acima mostra o taxi e a decolagem do Boeing 727-200F PR-IOD da Rio Linhas Aéreas em 22/01/2011. A sinfonia do trio de motores JT8D enquanto o 727 taxia e decola da pista 10 é digna de aplausos. O vídeo está disponível em alta definição para ser assistido no Youtube.
O vídeo acima mostra o taxi e a decolagem do Boeing 727-200F PR-IOD da Rio Linhas Aéreas em 22/01/2011. A sinfonia do trio de motores JT8D enquanto o 727 taxia e decola da pista 10 é digna de aplausos. O vídeo está disponível em alta definição para ser assistido no Youtube.
A Delta Air Lines iniciou em 2008 uma política de descentralização de seus destinos no país; na rodada de negociações do acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos ocorrida em julho de 2008 a DL solicitou frequências diárias para Manaus e a intenção era utilizar o Boeing 757-200. A solicitação foi aprovada mas logo de cara ocorreu downgrade de equipamento para o 737-700, aeronave que há pouco tempo passar a operar na DL e que oferece monitores individuais e tomadas para notebook. A numeração ficou como DL557/558.
Semanas antes do voo inaugural, ocorrido em 20/12/2008, a DL anuncia que os vôos passariam a ser realizados 6x/semana. Todavia desde o princípio a Delta cometeu equívocos na maneira de promover e conduzir a nova rota, sendo que tais equívocos não eram exclusividade da rota de Manaus: a empresa iniciou voos triangulares para Recife e Fortaleza e as três cidades sofreram com a péssima divulgação e com o fato de o público consumidor não compreender que Atlanta é apenas um hub para outros destinos turísticos dos EUA.
As ocupações do voo ATL-MAO-ATL estiveram sempre a desejar, uma vez que a Delta não fazia um bom marketing de seu produto e principalmente pelo alto custo de seu serviço. Com uma extensa malha dentro dos EUA, a DL não via sentido em reduzir seus preços para concorrer com empresas menores numa base pequena e nova. A consequência foi clara: enquanto a DL mantinha ocupações entre 50-60%, a TAM operava diariamente com 75% de ocupação na rota MAO-MIA e com os porões do Boeing 767-300 cheios de carga e a Copa Airlines chegava a 80% de assentos ocupados nos Embraer 190, contando com a vantagem de possuir um bom hub para a América Central, do Norte e Caribe e com a simpatia da maioria das agências de viagens.
A Delta reduziu o DL557/558 para três frequências semanais, operadas uma no meio da semana (quartas) e outra nos sábados e domingos. Nos meses de férias a ocupação chegou a manter-se acima de 80%, mas a baixa temporada não foi suficiente para sustentar o vôo. A última tentativa foi a mudança de horário: inicialmente o DL557 partia de ATL por volta das 17:50 hora Manaus e chegava por volta da meia noite, sendo que o retorno era imediato por volta da 0130LT. A Delta passou a operar o voo em caráter red-eye em ambas as pernas: saía de Atlanta em torno das 23:00 hora Manaus, chegando às 5 da manhã. O 737 passava o dia no aeroporto até o retorno aos EUA às 2345LT. Apesar da mudança, implantada no final de 2009/início de 2010, as ocupações não melhoraram o esperado.
A perna ATL-MAO voltou a ser operada no final da tarde em Atlanta e o número do voo mudou de 557 para 521. Em agosto de 2010 a Delta anuncia que encerrará os voos para Fortaleza (resumidos a uma frequencia semanal com o 757-200) e Manaus. Tais frequencias serão realocadas para o voo Atlanta-Brasília, operado com Boeing 757-200 e que vem apresentando bom desempenho.
McDonnell Douglas MD-11 PP-VQF
Foto por Ulrich F. Hoppe (23/03/2005)
Trazemos hoje uma foto diferente, em um dia há quase seis anos em que o PP-VQF executou uma aproximação incomum para a pista 10, a qual exigiu sobrevôo do Terminal 1. Podem ser vistos um ATR, os dois 737-200 da Vasp que até hoje encontram-se parados e claro, um MD-11 na ponte C. O VQF fazia o RG 2200 GRU-MAO.
A equipe do MSTeam esteve presente e claro, traz em primeira mãos os primeiros registros da gigante alemã Lufthansa em solo baré. O D-ALCM decolou rumo a Quito por volta das 1310LT.
Boeing 727-30C PP-VLV
Foto por Ulrich F. Hoppe (@MAO, 27/07/1997)
O PP-VLV (CN 19009/374) foi encomendado originalmente pela Lufthansa e fez seu primeiro voo em 20/02/1967. Em 18 de março de 2002, quando utilizava o novo esquema de cores da Varig Cargo, sofreu perda total num acidente ocorrido no pouso em Confins; às 22:18h local, o VLV procedia para pouso cumprindo o voo 9051 (SSA-CNF) e segundos após o toque na pista o trem de pouso principal esquerdo sofreu colapso e colidiu na sequência com o motor #1. A aeronave ficou apoiada na asa esquerda, girou em 180 graus sobre seu eixo e saiu da pista. Os danos foram extensos e o VLV foi considerado como totalmente perdido.
Para ler o artigo basta clicar aqui.
Solenidade marca ativação do 1°/4° GAV em Manaus
Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, foi realizada no dia 15 de outubro a solenidade de ativação do 1°/4° GAV, Esquadrão Pacau, na Base Aérea de Manaus (AM). A unidade agora é responsável pela defesa aérea na região Norte do país e agora está equipada com seis caças F-5EM.
O comandante do Esquadrão, Tenente Coronel Fernando Mauro, apresentou o efetivo de 70 militares que receberam treinamento para operarem o novo vetor. Até o dia 3 de dezembro, a unidade estava baseada em Natal (RN) e voava com os jatos AT-26 Xavante, que foram retiradas do serviço operacional na Força Aérea Brasileira.
Saiba mais sobre a despedida do AT-26 Xavante da aviação de caça.
De acordo com o Major Brigadeiro Antonio Carlos Bermudez, comandante da aviação de caça da FAB, a transferência do 1°/4° GAV e a sua dotação com novas aeronaves faz parte das ações do Comando da Aeronáutica em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa. "A Estratégia Nacional de Defesa em suas diretrizes contempla a necessidade do aumento do poder disssuasório e da capacidade de vigilância nessa região", afirmou.
Ao final da solenidade, ocorreu o primeiro acionamento de um caça F-5EM para uma missão de interceptação. As aeronaves permanecem agora em alerta permanente na Base Aérea de Manaus.
Saiba mais sobre a chegada do 1°/4° GAV em Manaus.
Fonte: Agência Força Aérea
Boeing KC-137 (707-345C) 2401
Foto por Ulrich F. Hoppe (11/01/2011)
Registrado por nosso colega alemão Ulrich F. Hoppe, o clássico 2401 (o conhecido "Sucatão) deu as caras no AIEG nesta terça. Debaixo do par de asas e dos quatro motores Pratt & Whitney JT3D encontram-se quatro décadas de história de nossa aviação; a aeronave foi repassada à FAB em meados dos anos 80 após ser comprado da Varig, onde voou como PP-VJY. Em 2008 o 2401 permaneceu um bom período inoperante na Base Aérea do Galeão, mas logo voltou a ganhar os céus brasileiros.
A vida operacional do KC-137, principal reabastecedor da FAB junto do C-130 Hercules, logo chegará ao fim e isso causa um novo dilema à Força Aérea: da mesma forma em que o país precisa adquirir um novo caça de supremacia aérea (o projeto FX-2 no qual disputam o Rafale, Gripen e F-18) será igualmente necessário um novo reabastecedor. Somente os próximos anos dirão se o Boeing KC-767 ou o Airbus A330 MRTT terão ou não a honra de tomar o lugar ocupado pelos FAB 2401, 2402 e 2404.
05/01/2010.
Chegada Partida
1ºVoo: LL 645, as 08:00hs LT 1º Voo: LL 646, as 10:00HS LT. Desembarca - 167 Paxs. Embarca - 166 Paxs.
2º Voo: LL 662, as 17:49hs LT 2º Voo: LL 663, as 19:40hs LT.Desembarca - 81 Paxs Embarca - 61 Paxs.
3º Voo: LL 647, as 18:10hs LT 3º Voo: LL 648,as 20:10hs LT. Desembarca - 172 Paxs Embarca - 98 Paxs
Boeing 737-71Q HP-1370CMP
Foto por Frederico Cavalcante
A Copa Airlines prepara em 2011 importantes mudanças em seus serviços para o Brasil. Tais alterações contemplam abertura de uma nova base (POA), upgrade de equipamento e frequências semanais.
Manaus soferá substanciais mudanças nos serviços da companhia aérea panamenha. Em junho, próximo ao 5o. aniversário das operações PTY-MAO-PTY, a Copa mudará horário e aeronave nos vôos CM140/141. As quatro frequências semanais serão mantidas, mas o Embraer 190 sairá de cena em favor do Boeing 737-700, cuja configuração é de 12 assentos na classe executiva e 112 na classe econômica. Isso significará uma oferta adicional de 240 assentos semanais na rota PTY-MAO-PTY, uma vez que os Embraer 190 estão configurados com 10 lugares na executiva e 84 na econômica.
PTY-MAO-PTY
Até 14JUN11
CM141 PTY1132 – 1617MAO E90 2_45__D
CM140 MAO1714 – 1952PTY E90 2__45_D
A partir de 16JUN11
CM141 PTY1538 – 2023MAO 73G 2_4_6_D
CM140 MAO0712 – 0950PTY 73G 23_5_S_
Airbus A319-112 OE-LDE
Foto por Matthias Bindseil
Horarios em UTC.
OS9602 AQP 1700 - 2235 MAO - opera A319 04/01/2011
OS9602 MAO 1705 - 0205 + 1 SID - VIE opera A319 07/01/2011
AQP=Arequipa, Peru
SID=Ilha do Sal, Cabo Verde
VIE=Viena, Áustria
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