Há exatos 41 anos, em 30 de setembro de 1968, a Boeing realizava a cerimônia de roll-out e apresentação ao público do primeiro Boeing 747 fabricado nas instalações da empresa em Everett, Washington. Mais do que uma simples aeronave, o 747 marcou toda uma época e estabeleceu novos conceitos e paradigmas no transporte de passageiros.
Muito da concepção e da realização do Boeing 747 deve-se aos interesses, esforços e pressões de um dos grandes magnatas da aviação americana: Juan Trippe, presidente da PanAm. Trippe desejava uma aeronave capaz de transportar o dobro de passageiros dos já tradicionais Boeing 707 e Douglas DC-8 usados normalmente nos vôos transoceânicos, uma vez que as demandas crescentes acabaram tornando-se um problema, não somente para a PanAm mas para diversas companhias e também para os aeroportos, cada vez mais congestionados
A decisão de produzir o Boeing 747 significou também uma guinada no destino da Boeing: no início da década de 60 a empresa não possuía instalações adequadas nem espaço físico suficiente para fabricar a nova aeronave. Desta forma foi construída a nova fábrica numa área de 316 hectares em Everett, a qual se tornou o maior prédio do mundo em espaço físico, sendo ampliado posteriormente para acomodar novas linhas de produção de aeronaves.
Em abril de 1966 a PanAm assinou a compra de 25 Boeing 747-100 por US$ 525 milhões e, considerando sua posição como launch-customer, Trippe e sua equipe tiveram bastante influência na definição do design e do desenvolvimento da aeronave. Foi Trippe quem sugeriu que o cockpit ficasse no upper-deck, como também teve outras idéias: o bar no andar superior e até a instalação de um nariz de vidro para os passageiros da primeira classe!
A Pratt & Whitney também projetou novos motores para o novo quadrijato da Boeing, os clássicos PW JT9D. As versões iniciais do motor causaram grande dor de cabeça aos projetistas, dados os problemas iniciais e grande necessidade de substituí-los durante os primeiros vôos de teste, ocorridos a partir de fevereiro de 1969.
Todo este processo culminou com o roll-out do primeiro 747-100 em 30 de setembro de 1968, quando comissárias representando os 26 clientes iniciais do Boeing 747 "batizaram" o avião com garrafas de champanhe. Nesta mesma cerimônia, vários Boeing 707, 727 e 737 sobrevoaram o local para celebrar o lançamento da "rainha" dos céus (Queen of The Skies, como o 747 é conhecido). O primeiro vôo deu-se em 9 de fevereiro de 1969.
Para produzir o primeiro Boeing 747 os engenheiros e projetistas da Boeing fizeram nada mais nada menos do que 75 mil projetos, além de fabricar 4,5 milhões de peças. A construção do "Jumbo" marcou toda uma era, afinal, quem fica indiferente ao ver a silhueta de um 747? Durante 37 anos o 747 foi o avião com maior capacidade de transporte de passageiros, sendo finalmente superado a partir de 2005 pelo Airbus A380.
Foto by Fábio Duarte
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou, nesta segunda-feira (14/9), o novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Boa Vista/Atlas Brasil Cantanhede (RR), que foi reformado e ampliado. A obra – um investimento do PAC de cerca de R$ 9 milhões – aumenta a capacidade operacional de 270 mil para 330 mil passageiros por ano.
A ampliação alterou completamente o desenho interno e externo do terminal, além de melhorar a funcionabilidade, a operação de equipamentos e os níveis de conforto. Foram criadas amplas áreas envidraçadas, substituídos revestimentos de piso, parede, forro e bancadas. O terminal recebeu ainda climatização, elevadores, escadas rolantes e nova esteira de processamento de bagagem.
A área do Terminal de Passageiros quase dobrou de tamanho e foi ampliada de 4,5 mil m2 para 7 mil m2. O aeroporto agora dispõe de 11 balcões de check-in, 14 pontos para locação comercial e 249 vagas de estacionamento. Também recebeu duas novas pontes de embarque, o que deverá assegurar mais conforto e segurança aos passageiros.
Até o mês de julho foram registradas 6.400 operações de pousos e decolagens no aeroporto, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Do aeroporto partem voos regulares diários com destino ao Rio de Janeiro, com escalas em Manaus (AM) e Brasília (DF), além de voos, com quatro frequencias semanais, para Belém (PA), com escalas em Georgetown, capital da Guiana Inglesa, e Paramaribo, capital do Suriname. A partir do complexo aeroportuário também operam aeronaves da aviação regular e executiva.
O presidente da Infraero, Murilo Barboza, que estará presente à cerimônia de inauguração, destaca que a ampliação do terminal faz parte de um projeto contínuo de adequação da rede aeroportuária ao crescimento do transporte aéreo. Segundo Murilo, “a obra é uma demonstração da disposição da Empresa em cumprir com o calendário das obras do PAC que, juntamente com as adequações para a Copa 2014, são prioridades no planejamento empresarial”.
O superintendente local da Infraero em Boa Vista, Reginaldo Peixoto, ressalta que “o aeroporto é estratégico para o desenvolvimento da Região Norte, para a integração do País e para a conexão do Brasil com os parceiros da América Latina”. Segundo ele, o novo aeroporto já se tornou uma atração na cidade. "É o local que propicia hoje mais conforto e facilidades em Boa Vista. Temos um estacionamento seguro, ambiente climatizado, acesso à internet, serviços bancários e boas opções de compras e alimentação", explica Peixoto
Fonte: Infraero
Nosso Blog faz uma volta ao passado e relembra os bons tempo da saudosa TABA, empresa que foi fundada em 1976 pelo Coronel Marcílio Jacques Gibson, com a criação do SITAR (Sistema de Transporte Aéreo Regional), o Coronel encomendou 15 Bandeirantes junto à Embraer, além de modelos FH-227 e C-46 que operavam em outra companhia da região.
Em 1983 trouxe 2 BAE 146, que por falta de manutenção e pagamento, foram retomados pelos arrendatários.
Numa tentativa de desenvolver a companhia, novas aeronaves Fokker 100 e Dash8 foram incorporadas à frota, mas a companhia encerrou suas atividades, após se desfazer de todas suas aeronaves
MANAUS - O avião modelo Seneca 2, de prefixo PT-RBK, da empresa Amazonaves, fez pouso de emergência, na manhã desta quarta-feira (9), por volta das 7h45, no aeroporto Bento Ribeiro, em Maués, a 260 quilômetros de Manaus. O incidente não deixou vítimas.
A aeronave, que faz transporte de malotes, aterrissou em Maués às 7h30, vindo de Manaus. Às 7h40, o piloto do avião, comandante Judson, voltou a decolar em direção ao município de Parintins. Cinco minutos depois, ele percebeu que um dos motores estava falhando e decidiu voltar à pista do aeroporto Bento Ribeiro.
Pouco antes de atingir o solo, o outro motor parou também, o que fez o piloto aterrissar “de barriga”. O avião parou no meio da pista, atravessado, com as hélices tortas. O piloto nada sofreu.
De acordo com o prefeito de Maués, Miguel Paiva Belexo, os vôos para o município devem ser cancelados, nesta quarta-feira, uma vez que a aeronave somente poderá ser retirada do local após perícia da Aeronáutica.
Fonte: Portal Amazonia
Fotos: Sidney Tavares e Frederico Cavalcante (Jetphotos)
Nosso colaborador Montana Aragão envia hoje uma foto datada de abril de 2000 a qual exibe um Antonov An-124 Ruslan nas cores da Volga-Dnepr estacionado numa posição remota do Aeroporto Eduardo Gomes. O gigante russo é de fato a maior aeronave capaz de operar no SBEG, já havendo realizado diversas operações na cidade, a última em 2008.
Além da Volga-Dnepr, também já esteve em Manaus o An-124 da Antonov Airlines em 2006, trazendo equipamentos para a Manaus Energia.
O Blog publica hoje alguns registros de aeronaves que operaram no Aeroclube de Flores nesta semana, com destaque para o belíssimo Eurocopter da EmAr.
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